Tratamentos
Dra. Graça Mota – Dermatologista
dermatite de contato
A dermatite de contato também conhecida como eczema de contato é a alteração cutânea mais frequente vista nas doenças da pele relacionadas ao trabalho. É uma reação inflamatória na pele em contato com uma substância química com capacidade para causar irritação ou alergia.
A dermatite de contato por irritação é causada por substâncias com capacidade de irritar a pele como ácidos e álcalis e a intensidade da lesão depende do local atingido, da concentração do produto e da duração do contato.
A dermatite alérgica de contato ocorre por mecanismo imunológico e pode ser confirmada pelo teste de contato. Embora a manifestação clínica possa ser igual, a dermatite irritativa de contato não é confirmada pelo teste de contato.
Podem ser vistos eritema, edema, vesiculação, exsudação, fissuras, escoriações, descamação e hiperceratose, dependendo da fase em que o eczema se encontra, se aguda, subaguda ou crônica.
É fundamental descobrir qual a substância que está causando a dermatite, pois não ocorrerá cura ou controle do problema enquanto o contato for mantido. Pode ser necessário o uso de corticoide tópico, cremes hidratantes, anti-histamínico oral e por vezes corticoide oral.
exame teste de contato
dermatologia clínica
Tratamento de doenças de pele, unhas e cabelos.
Dentre as afecções mais comuns, acne, melasma, queda de cabelo, micoses, dermatites, urticaria, psoríase e dermatite atópica.